quarta-feira, 10 de novembro de 2010

(SP) Polícia Federal prende grupo que desviava notebooks em Cumbica

Operação em aeroporto levou à prisão de 23 pessoas envolvidas com desvio de cargas de eletrônicos e laptops vindos da China e dos EUA.

Uma operação da Polícia Federal nesta segunda-feira (9/11) levou à prisão de 23 pessoas acusadas de participar de um esquema de desvio de mercadorias - principalmente notebooks - que chegavam ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica).

O esquema consistia no desvio de cargas de alto valor, provenientes na grande maioria de cidades da China e de Miami (EUA). Ainda na pista do aeroporto, o grupo levava dois caminhões, um com carga mais barata (gabinetes de PC e coolers) e outro vazio. A carga era então trocada pela de maior valor.

O grupo também desviava cargas vindas da China com destino ao Paraguai, mas que nunca chegavam ao destino final. Pelas estimativas da polícia, 80 toneladas de produtos já tinham sido desviadas.

Segundo a polícia, o grupo era investigado havia um ano, em parceria com a agência americana US Immigration and Customs Enforcement (ICE). Estão envolvidos empresários, despachantes, empregados de empresas de aviação, funcionários públicos e trabalhadores do aeroporto.

Entre os crimes cometidos pelo grupo estão contrabando, descaminho, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e crime contra a ordem tributária.

FONTE: IDG NOW

Nenhum comentário: