quarta-feira, 12 de outubro de 2011

(SP) Governo entrega 21 viaturas para o policiamento do Rodoanel

Esses veículos deverão ser substituídos pela concessionária a cada dois anos e atenderão o 1º Batalhão e o 4º Pelotão da PMRv reforçando diretamente a segurança rodoviária. Além disso, a concessão garante que a SPMar repasse, anualmente, R$ 826 mil à Polícia Rodoviária para custeio de despesas operacionais. A partir do quarto ano de contrato o repasse será de R$ 1,6 milhão.

O Trecho Sul do Rodoanel começou a operar em março de 2010. Seu traçado começa na Rodovia Régis Bittencourt (entroncamento com o Trecho Oeste), interliga as rodovias Anchieta e Imigrantes, e segue até o prolongamento da Av. Papa João XXIII. Recebe em média 70 mil veículos por dia e sua operação está a cargo da concessionária SPMar.

A concessão do Trecho Sul do Rodoanel garantiu os investimentos necessários para a construção do Trecho Leste, iniciada em agosto com previsão de entrega para março de 2014. O investimento será de R$ 2,8 bilhões - aplicados na construção, desapropriações, reassentamentos e projetos ambientais. Outros R$ 2,4 bilhões serão destinados a operação, conservação e obras de ampliação nos trechos Sul e Leste ao longo dos próximos 35 anos.

O Rodoanel Mario Covas (SP 021) é uma obra fundamental para desafogar o intenso tráfego da região metropolitana, principalmente de caminhões. Dividido em quatro trechos, ele redefine a plataforma logística rodoviária de radial para anelar, interligando 10 rodovias que chegam à capital do Estado: Fernão Dias, Dutra, Ayrton Senna, Anchieta, Imigrantes, Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhanguera e Bandeirantes.

Programa de Concessões Rodoviárias

O Programa de Concessões Rodoviárias teve início em 1998 com a concessão de 12 lotes de rodovias. Os investimentos já realizados na malha dessa 1ª Etapa somam R$ 20 bilhões (valores atualizados). O principal resultado são viagens muito mais confortáveis e seguras: o índice de mortos nas rodovias concedidas está 39,4% menor em relação ao ano de 2000. Além disso, essas rodovias figuram entre as melhores do país, de acordo com avaliação da Confederação Nacional dos Transportes.

Em 2007, o Governo do Estado de São Paulo iniciou a 2ª Etapa do Programa. Foram concedidos cinco corredores rodoviários (Marechal Rondon Oeste, Marechal Rondon Leste, Raposo Tavares, D. Pedro I, Ayrton Senna-Carvalho Pinto) e os Trechos Oeste, Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas, totalizando 1,8 mil quilômetros. Esta nova etapa garante investimentos de 13,4 bilhões de reais em obras.

FONTE: PORTAL O TABOENSE

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