sábado, 22 de outubro de 2011

(AM) Roubo de carga em transporte da TAM prejudica estudo na Amazônia

Os aparelhos eram considerados essenciais para uma das maiores pesquisas sobre a dinâmica atmosférica da Amazônia e sumiram durante o assalto a um veículo de transportes da companhia aérea TAM.

Manaus - Equipamentos avaliados em R$ 25 mil do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) foram roubados em São Paulo. Os aparelhos eram considerados essenciais para uma das maiores pesquisas sobre a dinâmica atmosférica da Amazônia e sumiram durante o assalto a um veículo de transportes da companhia aérea TAM.

Além das malas, que pesam 25 kg cada uma, os assaltantes levaram ainda boa parte da carga transportada pela empresa, que incluía desde itens de perfumaria até equipamentos médicos.

"Esse material é essencial. Sem ele, precisaremos diminuir a quantidade de amostras de ar na Amazônia, o que pode comprometer o resultado final sobre os gases-estufa na região", diz Luciana Gatti, do LQA (Laboratorio de Química Atmosférica), coordenadora da pesquisa, em entrevista publicada pelo site da Folha.

As maletas e os cilindros de vidro que elas carregam, diz a cientista, foram feitos sob medida para o trabalho de monitoramento atmosférico do Ipen. Por isso, não teriam outra serventia.

De acordo com Gatti, como os equipamentos são exclusivos e não teriam valor de mercado, eles foram declarados com um valor "simbólico" de R$ 500.

"Eles têm apenas valor científico. Não podem ser usados para outra coisa. Nós nunca esperamos que esse equipamento pudesse ser roubado. Meu maior medo era que ele se quebrasse no manuseio", disse.

Em nota, a TAM afirmou que o Ipen poderá ser ressarcido, levando em conta o valor declarado.

Segundo Gatti, no entanto, o maior prejuízo é científico. Mesmo que houvesse verba para comprar outras maletas, elas levariam, no mínimo, seis meses para ficar prontas.

Agora, sem três dos dez kits, a periodicidade do monitoramento está ameaçada. "Faço um apelo pela devolução. Essas coisas não têm serventia nenhuma fora do meio científico", diz Gatti.

FONTE: D24 AM

Nenhum comentário: