sábado, 22 de outubro de 2011

BR-116, no (PR), é alvo de assaltos a caminhões de carga, diz polícia

Rodovia liga Curitiba a São Paulo. Uma das transportadoras teve prejuízo calculado em R$ 500 mil.

A BR-116, rodovia que liga Curitiba a São Paulo, é o principal alvo de assaltos a caminhões de carga no Paraná, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As transportadoras afirmam que os assaltos a estes veículos estão cada vez maiores, principalmente quando a carga se trata de medicamentos, pneus e eletroeletrônicos.

O gerente de uma das transportadoras, que não quis se identificar, disse que a empresa sofreu seis assaltos nos últimos doze meses. O prejuízo foi calculado em R$ 500 mil. Segundo a polícia, este ano já foram registrados quase 100 casos desse tipo de roubo na capital.

A PRF informou também que as ações das quadrilhas são parecidas e são feitas normalmente em trechos de subidas e lombadas.

A tática dos ladrões é emparelhar um carro junto à cabine da vítima. Em seguida, o passageiro do carro aponta uma arma e dá a ordem para que o motorista reduza a velocidade. Enquanto isso, outros dois veículos fazem a escolta. Se o veículo é rastreado, os assaltantes entram pela janela da cabine e ligam um equipamento que desativa o sistema de monitoração.

"Eles agem com muita violência e muitas vezes tem armamentos pesados. Todas as ações de cada membro da quadrilha é pré-determinada pra eles não perderem tempo", afirma a policial Letícia Zacca.

Para concluir o roubo da carga, os caminhões são levados para uma estrada sem movimento, onde os produtos são transferidos para um outro caminhão. O motorista, que até esse momento é feito refém, é liberado em seguida.

FONTE: G1 PARANA

Nenhum comentário: