terça-feira, 1 de maio de 2012

(RJ) Sobe índice de veículos e carga roubados no estado

Foto: O Globo

O número de roubos de veículos e de cargas no estado subiu 30% e 51%, respectivamente, no mês de março, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados na sexta-feira. No total, foram registrados 2.019 roubos de veículos nesse período em 2012 contra os 1.544 de 2011. Já os roubos de carga evoluíram de 226 para 342 nas datas analisadas.

O resultado negativo desse tipo de crime fica ainda pior ao se estudar a situação de cidades como Niterói, onde o crescimento no número de roubos de veículos foi de 66% em março. A Polícia Civil registrou 98 automóveis roubados no mês passado contra 66 no mesmo período de 2011. Nos roubos de carga, a cidade teve um caso a mais esse ano em comparação com 2011.

Crimes mais graves como homicídio e latrocínio também tiveram aumento percentual no estado, embora os números não sejam exorbitantes. Em março de 2012 ocorreram seis assaltos seguidos de morte a mais do que no mesmo período do ano passado. Já os homicídios tiveram aumento percentual de 3% no período.

Outras modalidades de crimes como roubo a estabelecimentos comerciais e assaltos a residências apresentaram crescimentos maiores. Os registros dessas ocorrências em comércios aumentou 18% — de 401 roubos para 477 no período considerado —, e em casas apresentou um acréscimo de 11% — de 129 assaltos em março do ano passado para 144 no mesmo período desse ano.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/sobe-indice-de-veiculos-carga-roubados-no-estado-4702911#ixzz1tfyGksfo
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Balanço trimestral mostra queda de crimes com morte

Por outro lado, os crimes considerados roubos de rua, que englobam assaltos a pedestres, assalto em ônibus e roubo de celulares, tiveram uma redução de 16% no mês de março no estado. Individualmente, os números são ainda mais representativos. Assaltos a pedestres caíram 15%; em ônibus tiveram queda de 22% e o roubo de celulares apresentou uma diminuição de 20% dentro do período analisado.

A Secretaria de Segurança optou também por fazer uma comparação entre os primeiros trimestres de 2011 e 2012. Na análise, o indicador de letalidade violenta, que engloba crimes como homicídio e latrocínio, caiu 14,3% em comparação com o ano passado. Já o índice de crimes de rua, nessa análise, teve queda de 14,3%, melhor resultado desde 2007. No entanto, o indicador de roubos de veículos continua a apontar um aumento de 21,7%, crescimento que confirma a tendência dos últimos meses e que a Secretaria de Segurança apontou merecer atenção especial por parte das polícias Civil e Militar.

Muitos dos automóveis roubados no Rio têm destino certo: a Bolívia. Dados da Polícia Federal apontam que mais de 15 mil carros brasileiros roubados circulam pelo país vizinho. Desses, 483 estão abandonados em pátios como mostrou reportagem exibida ontem pelo “RJ-TV”, da TV Globo.

O problema pode ser explicado pela facilidade que os bolivianos têm para regularizar a situação dos carros roubados. Uma lei aprovada no ano passado exige o pagamento de uma taxa equivalente a R$ 5 mil para tornar legais os veículos irregulares. Cerca de 123 mil bolivianos tentam acertar a documentação dos seus carros.

FONTE: O GLOBO - RIO

Nenhum comentário: